Dragões

Urban Rivals
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 desculpem a demora....hehe

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
jhowjhowbr

avatar

Mensagens : 22
Clintz : 2386
Respeito : 0
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 30
Localização : Sinop - Mato Grosso

MensagemAssunto: desculpem a demora....hehe   Dom Set 18, 2011 12:13 pm

trabalho e a muieh estao me tirando todo o tempo....nem joga direito to podendo....mais agora acabo a greve na facul dela e aih tenho mais tempo....uahauhauhauah
bom vamos ao que interessa neh......

Enquanto viveu Siddhartha Gautama (o Buda Sakyamuni), sua doutrina era oralmente transmitida. Com a sua morte, foi preciso reunir na cidade de Rajagriha o primeiro concílio budista. Este teve o fim de fixar em língua Pali os fundamentos da sabedoria do Senhor Buda. Assim, foram compostos os Tripitaka (Coleção de Três Livros). No primeiro ficaram reunidos os sermões de Sakyamuni. No segundo, as regras disciplinares da comunidade de monges. E no último, uma coletânea de comentários adicionais.


Cem anos mais tarde, idéias reformistas reuniram em Vesali o segundo concílio budista. A partir daí ficou o Budismo dividido em duas grandes correntes:

A corrente ortodoxa Theravada (Escola dos Antigos) caracteriza-se por seguir literalmente aos Tripitaka e por acreditar que a Iluminação Budista é somente alcançada mediante a observância dos preceitos monásticos. Daí vir ser conhecida como a corrente Hinayana (Pequeno Veículo) do Budismo.

A segunda corrente, a reformadora, diz que todos os seres originalmente possuem a Semente da Iluminação Budista, estando esta ao alcance de todos, mesmo os sem compromisso monástico. Portanto, é a corrente Mahayana (Grande Veículo) do Budismo.

O ideal Theravada é o Arhat, Homem Pleno de Sabedoria, cuja existência não pode ser contaminada pelas atividades mundanas sob o risco de ficarem atados ao ciclo dos nascimentos e mortes (Samsara).

No Mahayana, o esforço individualista na conquista no Nirvana (Iluminação Búdica) cede lugar à compaixão do Bodhisattva (aquele que renuncia à sua iluminação para que possa orientar os seres à compreensão do Caminho de Buda).

A corrente Theravada difundiu-se para o Ceilão, Birmânia, Camboja, Vietnã, Indonésia e Tailândia. O Mahayana multiplicou-se em inúmeras escolas surgidas da miscigenação com diversas seitas da Índia. Ramificou-se para o Tibet, China, Coréia e Japão.

Adaptado de Shingon Shu – Budismo Esotérico
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
desculpem a demora....hehe
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Imagem demora a aparecer
» Desabafo (novamente hehe)
» Quanto tempo demora para alguem ser piloto?
» Demora para instalar jogos
» [Problema] Demora para carregar o FSX.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Dragões :: Comunidade :: Cultura Alternativa-
Ir para: